24 de Maio de 1903: Tragédia no Paris-Madrid
O início do século XX foi marcado pela febre da velocidade. A primeira corrida de automóveis teve lugar em 1885 entre Paris e Bordéus e as organizações foram-se multiplicando apesar das mais importantes redes viárias da Europa terem precários pisos de terra. A loucura da velocidade cresceu de forma exponencial, face à evolução das propostas tecnológicas. Paris foi ponto de partida e meta de inúmeras competições cujo fascínio aumentou indiferente aos acidentes que custavam a vida aos condutores (que na época eram acompanhados por mecânicos que na maioria dos casos bombeavam manualmente os sistemas de alimentação) e aos passantes que eram surpreendidos por veículos "sem cavalos".
Depois deste drama foi reequacionada a forma de competir com automóveis. É certo que continuaram a ser disputadas provas de estrada que são hoje vistas como os antepassados do Campeonato do Mundo de Ralis. Mas também começaram a ser organizadas corridas em circuitos fechados, que viriam a dar lugar aos Grand Prix que estão na origem da Fórmula 1 (que surgiu depois da II Guerra Mundial), bem como a provas de resistência, como as 24 horas de Le Mans, que surgiram em 1923 como um desafio aos automóveis de série.